Get Adobe Flash player

Simulador de Cores

Simulador de Cores

Enquete

Qual sua preferência?
 

Visitantes Online

Nós temos 3 visitantes online

Pesquisar no site

Previsão do Tempo

Notícias Online

Home Dicas e Regras

Bilhar com 15 bolas

 

REGULAMENTO DO JOGO DE BILHAR COM 15 BOLAS

Regra:

O bilhar é muito regionalizado, esta regra é a mais utilizada em Uberlândia-MG e região.

Início do jogo:

Separe a bola número 1, pois ela será o castigo. Junte as 14 bolas numeradas em formato de triângulo em uma das pontas da mesa, aproximadamente um palmo da tabela. Na tabela oposta encoste a bola número 1. Com a bola branca posicionada do mesmo lado a do castigo, um dos jogadores 1 ou 2 dá início a partida estourando as demais bolas. Se no estouro cair uma bola par e uma impar o jogo continua, se na próxima jogada o jogador 1 errar e não matar nenhuma bola passa-se a vez e o jogador 2 tem a opção de escolha de matar par ou impar. Acertando continua o jogo.

Castigos:


* O jogador 1 erra sua bola e a mesma bate direto na bola do adversário: caem duas bolas do jogador 2. obs: sempre a de menor numeração. O jogador 1 perde a vez.


* O jogador 1 erra sua bola e a mesma bate na tabela e depois na bola do adversário: cai uma bola do jogador 2.obs: sempre a de numeração menor. O jogador 1 perde a vez.


* O jogador 1 erra sua bola e a mesma não acerta em nenhuma bola, desce 2 bolas de menor numero do jogador 2 e a bola branca volta para o ponto de inicio. O jogador 1 perde a vez.


* O jogador 1 mata sua bola e na mesma jogada mata a bola do adversário: desce uma bola do jogador 2. obs: sempre a de menor numeração. O jogador 1 perde a vez.


* O jogador 1 mata sua bola e na mesma jogada a bola branca também cai: desce uma bola do jogador 2. obs: sempre a de numeração menor. O jogador 1 perde a vez.


* O jogador 1 erra e derruba sua própria bola fora da mesa, a mesma retorna colada na tabela do mesmo lado que ela caiu, passa-se a vez. O jogador 1 perde a vez.


* O jogador 1 erra sua bola e derruba a bola do adversário fora da mesa: cai uma bola do jogador 2. obs: sempre a de numeração menor. O jogador 1 perde a vez.


*O jogador 1 erra sua bola e acerta na bola do castigo: desce uma bola do jogador 2."A bola do castigo é utilizada como bola do adversário". Obs: sempre a de numeração menor. O jogador 1 perde a vez.


* Se no decorrer do jogo a bola do castigo for descolada da tabela não há penalidade. Ela simplesmente não poderá ser colada novamente no mesmo local e o jogo segue normalmente com ela no meio da mesa.


Não é permitido jogadas aéreas para sair de uma sinuca (prego) para isso serve a tabela


Faltas Graves:

O Jogador não poderá tirar os dois pés do chão para efetuar qualquer jogada e nem interromper a trajetória da bola branca sob pena de perder o jogo. Somente o juiz poderá pegar nas bolas.

Falta leve:

O Jogador que encostar em qualquer bola sem intenção perderá a vez da jogada e desce uma bola de menor numero do jogador adversário.

Término do jogo:

A bola do castigo (número 1) só pode ser jogada quando todas as bolas forem eliminadas. Exemplo: Jogador 1 mata bola par.

Se na mesa não restar mais nenhuma bola par, joga-se na bola do castigo com o objetivo de derrubá-la na caçapa e assim ganhar o jogo. Se acaso ocorrer de a bola do castigo cair na caçapa tendo o jogador uma ou mais bolas na mesa o mesmo perde o jogo.


Boa Sorte!

 

 

Sair

 
Confira as formas de pagamento que a Bilhar Sena oferece...
Banner
Venha negociar com a gente!
Clientes na forma de pessoas jurídicas, podem efetuar seus pagamentos com cartão BNDES..
Banner
Links interessantes...
Banner
Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca.